quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

OS SENTIMENTOS...


Os sentimentos acompanham-nos desde o momento em que nascemos, creio que mesmo sem termos a percepção deles já os estamos a usar no primeiro choro, no primeiro contacto. Ao longo da vida começamos a ter consciência dos sentimentos, o que são, como funcionam….Mas também nos apercebemos de novos sentimentos porque somos colocados à prova em determinadas situações, muitas delas situações limite. Deixo aqui uma perspectiva sentimental enciclopédica sobre alguns sentimentos, uma perspectiva pessoal.
Amor: aquele sentimento considerado de topo. Há vários tipos de amor, dizem os especialistas, eu não concordo. Amor para mim é respeito para com o outro, atenção e vontade de estar com alguém. É dedicar a sua vida sem nunca faltar amor-próprio.
Amizade: para mim deveria ser o sentimento mais importante, muito mais importante que o amor. Amizade é mais que dedicar uma vida a uma pessoa, amizade é duradoura, é eterna. A verdadeira amizade cresce todos os dias e vai-se consolidando todos os dias também.
Ódio: um sentimento que confunde as pessoas porque à primeira vista parece ser o mais fácil de atingir. Basta algo de mau nos acontecer provocado por algo ou alguém e já não gostamos e “odiamos”. É um sentimento compreensível mas muito forte e penso que lhe deveria ser dada outra conotação. Será que as pessoas sabem mesmo o que é ódio?
Tristeza: outro sentimento mau, ou talvez não, pois se os sentimentos existem mesmo bons ou maus servem sempre para algo. Também ele é fácil de atingir (a lógica de ser muito mais fácil e rápido atingir-se sentimentos maus é assustadora e faz-nos reflectir) pois no fundo basta que algo mínimo nos aconteça e já estamos tristes. Estamos tristes porque um ente querido nos faltou com algo, ou porque aquilo que queríamos comprar já não se encontra á venda. Porque não substituir em certos casos a tristeza pela esperança?
Reparo agora também que é muito mais fácil criticar e abordar os sentimentos maus. Porque será?
Vingança: é um ciclo vicioso. Estamos tristes, remoemos na situação e sentimo-nos mal, começamos a odiar tudo e todos e a vingança aparece naturalmente. Aparece porque somos fracos demais para pensar e refletir na vida e em tudo quanto a rodeia, e assim vai continuar a ser porque hoje em dia não somos seres pensantes (no sentido mais filosófico da palavra).
Esperança: acabo a falar deste sentimento por uma razão. Porque dizem que é a última a morrer espero que misturado com outros sentimentos nos levem a pensar muito bem na vida. Haja esperança de tornar todos os bons sentimentos mais facilmente atingíveis e minimizar a um mínimo aceitável todos os sentimentos maus. Eu ainda tenho esperança.
autor desconhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário